Desenhos animados e super-heróis: o remédio do costume para manter as salas de cinema abertas

Os portugueses gostam mesmo de desenhos animados. Pelo menos é isso que ainda os faz ir ao cinema, largando, por uma vez, os netflixs, o conforto dos videoclubes dos operadores e o inevitável download ilegal. Provavelmente, vão arrastados pelos filhos e netos que continuam a não dispensar a magia de ver uma história em tamanho gigante a desenrolar-se numa sala escura.

De facto, metade dos dez filmes mais vistos em 2016 foram desenhos animados. A este lote juntam-se três filmes de super-heróis, um parente do Harry Potter e o Renascido (The Revenant), muito ajudado pela retumbante vitória nos Óscares.

Não é uma realidade muito diferente da vivida em 2015. No entanto há uma boa notícia: o número de bilhetes vendidos e a receita bruta aumentou, ainda que de forma ligeira, face ao ano anterior. Isto não acontecia desde 2010. A diferença foi marginal, mas inverteu-se uma tendência. Comparando com o ano anterior, não existiram os mesmos campeões de bilheteira – em 2015, os Mínimos chegaram aos 900 mil espectadores. Assim, a receita foi distribuído por mais títulos, o que é animador para um negócio que encolheu 25% desde 2000.

Mas, afinal, quem liderou as bilheteiras no ano passado? A Vida Secreta dos Nosso Bichos (Universal/Ilumination) foi o único filme a ultrapassar o meio milhão de bilhetes vendidos. Esquadrão Suicida (Warner/DC) e À Procura de Dory (Disney/Pixar) completam o pódio com mais de 400 mil espectadores.

box2016

Esperemos que seja mesmo um ano de viragem para o cinema e que as pessoas voltem às salas. Para ver o que lhes apetecer: desenhos da Pixar, laureados de Cannes, Veneza e Berlim, heróis da Marvel e DC, o inevitável Star Wars, filmes portugueses, comédias românticas, intrigas políticas, acção com tiros por todo lado ou piratas maneirentos.

O cinema é lindo. Ainda mais se for visto numa sala.

 

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