10 coisas que talvez não saibas sobre o Sexta-Feira 13

Hoje é Sexta-Feira 13. Há melhor motivo para falarmos de um dos mais lucrativos, conhecidos e sangrentos franchises de terror da História do Cinema? Claro que não!

1

Nas primeiras versões do argumento do filme original, Jason Voorhees chamava-se Josh Voorhees . O nome foi alterado por não ser “suficientemente assustador”.

2

A máscara de hóquei de Jason Voorhees, um dos elementos icónicos da serie, só foi adoptada no terceiro filme, quando este a rouba a uma das suas vítimas.

jason-voorhees-friday-the-13th.jpg

3

O franchise Sexta-Feira 13 engloba 12 filmes, incluindo um crossover com a série Pesadelo em Elm Street (Freddy vs. Jason). Quem quiser ver os filmes todos de seguida deve saber que vai estar ocupado durante 18 horas e 40 minutos. É melhor ir à casa-de-banho primeiro.

4

Freddy Krueger tem uma aparição surpresa no nono filme da série (Jason Goes to Hell). Bom, talvez não seja todo o Freddy, mas é o suficiente para percebermos que é ele.

5

O primeiro título do filme foi “A Long Night at Camp Blood”. Começou a ser publicitado ainda antes de estar escrito e financiado. Sean Cunningham pagou um anúncio na revista Variety para que a reacção do público obrigasse o estúdio a avançar com o dinheiro. E, também, para ver se era processado por usar o nome “Sexta-Feira 13” (não sabia se já tinha sido usado antes).

friday13ad

6

Até aos dias de hoje, a série de filmes Sexta-Feira 13 rendeu 464 milhões de dólares.

7

Camp Crystal Lake (o local onde tudo começa e aonde a série acaba sempre por voltar) chama-se, na verdade, Camp N0-Be-Bo-Sco. E é uma cena de escuteiros. Uma das quintas vizinhas pertencia a Lou Reed. Durante a rodagem do primeiro filme, o músico costumava ir ao set, à noite, e tocava para o elenco e equipa. Camp+Sign.JPG

8

O vilão do primeiro filme não é Jason Voorhees. Aliás, o argumentista original, Victor Miller, ficou triste com o caminho que a série levou pois sempre acreditou que Jason deveria ser uma vítima e nunca o vilão.

9

O som característico da entrada em cena de Jason é inspirado no Tubarão. Harry Manfredini, responsável pela banda sonora do primeiro filme, gravou-se a repetir KikikiMamama, um acrónimo para “Kill Her, Mommy”, e trabalhou esse som. Tal como no Jaws, essa música assinala a presença do assassino antes de sabermos quem ele é e onde está.

10

13 de Outubro de 2017 será uma sexta-feira. E, sim, está prevista a estreia de um novo Sexta-feira 13.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s