Janeiro: o mês assombrado dos estúdios de cinema

“Não há aqui nada para ver”, diz o polícia, tentando dispersar os transeuntes curiosos. Frase batida de qualquer filme de acção passado em Nova Iorque. Mas podia ser a frase escrita em néon no cartaz de qualquer cinema americano. Janeiro é o mês maldito para as estreias de filmes. Em Portugal, este fenómeno não será visível por estarmos a estrear filmes que foram exibidos nos Estados Unidos à pressa (ainda em Dezembro) para irem a tempo de serem considerados para os Óscares.

Reza a lenda que um filme lançado em Janeiro é uma porcaria. Os críticos nem precisam de o ver: destroem-no logo como se fosse um táxi debaixo da pata do Godzilla. É injusto (há muitas pérolas que foram lançadas em Janeiro), mas, na verdade, Janeiro é o parente pobre do calendário cinéfilo. Proscrito dos calendários dos estúdios, investidores e produtores.

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Há três razões para isso. A primeira: o Natal é o eldorado das salas de cinema. Se um projecto promete ser um grande êxito de bilheteira, a sua estreia é programada para o mês de Dezembro. A tempo de apanhar as multidões em fúria que enchem os centros comerciais.

Além disso, se um estúdio acredita que um filme é oscarizável, antecipa a sua estreia a tempo de cumprir os critérios de entrada (um deles estipula que terá de estar em cartaz durante sete dias do ano a que respeita o certame num cinema comercial de Los Angeles County).

Por fim, há menos dinheiro disponível para gastar em bilhetes depois da loucura natalícia, o mau tempo convida a ficar em casa (e nos Estados Unidos há sítios com MESMO mau tempo) e os americanos dispersam a sua atenção com outros eventos como a SuperBowl.

Assim, a tradição faz com que o mercado respire em Janeiro, enquanto a indústria se ocupa a seduzir críticos, fazer lobby e gastar rios de dinheiro em marketing na promoção dos seus candidatos ao Óscar.

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