14 filmes para o Dia de São Valentim

Para quem quiser uma inspiração para o Dia de São Valentim, o Cinema Palmeiras preparou uma lista com 14 filmes para namorar. Temos de tudo: animação, clássicos, cinema mudo, comédias românticas, blockbusters e produção independente.

O amor está no ar.

wall-e-eva
WALL-E (2008) A primeira parte deste filme de animação da Pixar é uma obra-prima. Mostra que não precisamos de falar para nos apaixonarmos. E o Wall-E e a Eve podem ser robots, mas têm um coração maior que muitas pessoas.
harry
WHEN HARRY MET SALLY (1989) Ok, tem a cena inesquecível do orgasmo fingido à mesa do restaurante (I’ll have waht she’s having), mas é muito mais que isso. Mostra como o amor surge quando somos capazes de acompanhar outra pessoa durante toda a sua vida.
pretty
PRETTY WOMAN (1990) A Cinderela dos tempos modernos… O príncipe que se apaixona pela pessoa mais improvável. A proscrita a quem acontecem coisas boas. A história impossível que se torna realidade. Ficámos a saber, com Pretty Woman, que o Richard Gere e a Julia Roberts foram feitos um para o outro.
MSDNABO EC020
NATURAL BORN KILLERS (1994) Pode ser uma escolha improvável, mas a história de amor entre Mickey e Mallory é inesquecível e inquebrantável. Oliver Stone na melhor forma. Tem sangue? Tem. Tem drogas? Tem. Tem prisões? Tem. Mas qual é a história de amor que não tem tudo isso?
titanic
TITANIC (1997) Foi o primeiro filme a ultrapassar os mil milhões de dólares de receita. Na altura, as cenas do afundamento do Titanic encheram-nos de assombro. Arregalámos os olhos ao ver Kate Winslet a ser pintada e comovemo-nos com o adeus de Leonardo di Caprio. Para sempre fica a expressão “I’m the king of the world” e a música da Celine Dion que nunca mais nos saiu da cabeça.
MSDGOWI EC001
GONE WITH THE WIND (1943) É, provavelmente, um dos três filmes mais conhecidos de sempre. Passado durante a sangrenta Guerra Civil americana, fala de como um país e as relações de tantas famílias tiveram de ser reconstruídas, depois de ficarem em escombros. A começar pela vida amorosa de Scarlett O’Hara. Para a história fica a frase: “Frankly, my dear, I don’t give a damn”.
casablanca
CASABLANCA (1942) É um dos filmes mais importantes da História do Cinema. Passado na Segunda Guerra Mundial, fala de espiões, intriga política e desencontros. E faz uma pergunta muito difícil de se respondida. O que é mais importante: fazer a coisa certa ou escolher o amor? Humphrey Bogart e Ingrid Bergman terão sempre Paris…
dancing
DIRTY DANCING (1987) Patrick Swayze e Jennifer Grey puseram toda a gente a dançar e (sobretudo) os corações femininos a palpitar. Esta mega-êxito dos anos 80 tornou-se parte da cultura popular e criou uma banda sonora que havia de ficar para sempre. (I’ve had) the time of my life.
sunrise
BEFORE SUNRISE (1995) O enorme sucesso deste filme (que haveria de dar origem a uma trilogia) residia no facto de as personagens saberem que estariam juntas por um tempo limitado e nunca mais voltariam a ver-se. Assim, abrem-se e revelam quem são, sem medos. Before Sunrise funciona porque é uma metáfora e um aviso: o nosso tempo é curto e temos de o aproveitar ao máximo.
singin-in-the-rain-original
SINGING IN THE RAIN (1952) Além de contar a história de amor entre Gene Kelly e Debbie Reynolds e ter uma das mais perenes cenas de dança de sempre, é também uma declaração de amor aos filmes de Hollywood: as personagens movem-se num mundo imaginário que mistura o tempo dos filmes mudos com o tempos do cinema falado.
brokeback
BROKEBACK MOUNTAIN (2005) é uma história de amor pouco convencional: Hollywood não produziu uma relação amorosa entre dois cowboys com muita frequência. Quebrou barreiras, vendeu muitos bilhetes e arrebatou uma mão-cheia de prémios. Porque o amor tem muitas cores.
city-lights
CITY LIGHTS (1931) mostra que não é preciso falar muito para ficarmos apaixonados por uma história de amor. Chaplin perde-se de amores por uma rapariga cega. A partir daí, a beleza e melancolia quase insuportáveis, que só Chaplin nos conseguia dar, tomam conta do filme.
beauty
BEAUTY AND THE BEAST (1991) O filme que, com o Rei Leão, ajudou a revitalizar a Disney. E uma história de amor clássica de quem consegue ver para além da aparência física e ver a verdadeira beleza: a que está nos nossos corações.
MSDFOWE EC002
FOUR WEDDINGS AND A FUNERAL (1994) foi um sucesso-surpresa e apresentou-nos a dupla (Richard Curtis (argumento) e Hugh Grant (actor) que havia de caminhar junta durante muitos outros filmes. Toda a gente torceu para que Charlie e Carrie ficassem juntos…

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s