Zombies à portuguesa: I’LL SEE YOU IN MY DREAMS

A segunda metade da oitava temporada do The Walking Dead estreia já amanhã. Para celebrar o retorno do Rick & Companhia fomos à procura de filmes de zombies de produção nacional e encontrámos o “I’ll See You In My Dreams”.

Esta curta-metragem (tem 20 minutos e podem encontrar o filme mais abaixo) ganhou o Grande Prémio de Curtas do Fantasporto 2004 e o Prémio Méliès de Ouro de Amesterdão. A pérola saiu da cabeça do Filipe Melo (Dog Mendonça & Pizzaboy, Os Vampiros) e foi realizada por Miguel Angel Vivas.

Lúcio (Adelino Tavares), um homem honesto e trabalhador, detesta os zombies que infestam a sua aldeia e cercanias. Tem razões para isso: eles transformaram-lhe a mulher (Sofia Aparício) em morta-viva e Lúcio, incapaz de a matar, opta por guardá-la na cave de sua casa. O nosso protagonista acaba por encontrar uma segunda oportunidade no amor com Nancy (São José Correia). Mas terá de enfrentar a fúria dos zombies e dos outros seres humanos. O elenco completa-se com Manuel João Vieira, Rui Unas e João Didelet.

O filme quer ser uma homenagem ao género. Por isso, o argumento opta pelo humor para manter a estrutura narrativa bem viva, ainda que pontuada por litros de sangue e vísceras. Estamos perante um exercício honesto e que mostra como um orçamento limitado e a experiência dos produtores podem ser ultrapassados com uma boa ideia e um grande coração. A realização e os efeitos especiais, muito bons se tivermos em conta os tais constrangimentos orçamentais, têm um toquezinho à George A. Romero (A Noite dos Mortos-Vivos) que só lhes ficam bem.

Os Moonspell gravaram uma versão de I’ll See You In My Dreams, um clássico dos anos 30 e que inspirou o argumento da curta, para servir de banda sonora.

PS: Se acham que já inventaram tudo neste género, enganam-se. Algumas vez viram um zombie anão?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s