O VENDEDOR (Óscar de Melhor Filme Estrangeiro) volta às salas de cinema

O Vendedor, o filme iraniano vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, está em reposição no Monumental em Lisboa e no Cinema Trindade no Porto, desde quinta-feira, dia 2 de Março.

Para quem preferir, o filme está disponível nas plataformas de Video-On-Demand da Filmin, NOS, Nowo, MEO e Vodafone.

Recorde-se que O Vendedor estreou em Dezembro passado nas salas portuguesas, depois de vencer os Prémios de Melhor Argumento e de Melhor Actor na última edição do Festival de Cannes. É também o segundo óscar do realizador iraniano Asghar Farhadi que já tinha sido premiado em 2012 pelo seu filme UMA SEPARAÇÃO.

Asghar Farhadi não compareceu aos Óscares, em protesto contra o decreto proibindo temporariamente a entrada nos EUA de cidadãos de sete países de maioria muçulmana. “A minha ausência é por respeito às pessoas do meu país e das outras de seis nações, que foram desrespeitadas pela lei desumana que proíbe a entrada de imigrantes nos EUA (…) Cineastas podem usar as suas câmaras para capturar qualidades humanas partilhadas e quebrar estereótipos de várias nacionalidades e religiões. Criam empatia entre nós e os outros. Uma empatia necessária hoje mais do que nunca”, afirmou o realizador num discurso escrito, lido em palco.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s