Nightcrawler é um filme sobre nós

Ao ver o Nightcrawler (2014) sentimo-nos como um coelho hipnotizado pelos faróis de um carro. Sabemos que devíamos fugir o mais depressa possível, mas não nos conseguimos mexer.

O filme de Dan Gilroy é sombrio, aborda a nossa relação com a televisão e, sobretudo, com a informação e está muito bem feito.

Louis Bloom (Jake Gyllenhal) e um jovem desempregado que filma desastres, assaltos e violações na esperança de vender essas imagens aos noticiários locais de Los Angeles. O preço obtido varia em função da quantidade de sangue e da cor das vítimas. Bloom e Nina Romina (Rene Russo), a produtora do noticiário que lhe compra as filmagens, percebem que os brancos ricos – a principal audiência do canal – adoram sentir-se em perigo, desde que seja na comodidade das suas salas. Assim, têm de lhes dar histórias que os façam dizer: “podíamos ser nós”. Nem que sejam obrigados a esquecer-se dos princípio éticos do jornalismo.

A interpretação de Jake Gyllenhal é soberba. Louis Bloom é uma espécie de barril de pólvora a fazer malabarismos com fósforos. Estamos sempre à espera que ele rebente, mas ele nunca rebenta. Enuncia o mantra de tretas que a gestão produziu – desde os discursos que se decoram para as entrevistas de emprego até à explicação do valor das suas imagens como um mero encontro entre as curvas da oferta e da procura, negligenciando as famílias destruídas que eles contêm – para justificar as suas acções, sem qualquer espaço para as emoções. Este desmascarar da novilíngua moderna a que estamos sujeitos e o excelente argumento de Gilroy (nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Original) são, ao mesmo tempo, divertido e assustador.

Em época de fake news, Nightcrawler deixa-nos com um nó no estômago. Percebemos que gostamos de ver os factos que justificam as nossas opiniões, em vez de definirmos as nossas opiniões em função dos factos. E quem faz as notícias sabe isso. A culpa não será só de quem oferece o conteúdo Também é nossa que comemos o que nos dão.

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