Diogo Costa Amarante premiado em Bucareste

Diogo Costa Amarante venceu o Prémio de Melhor Realizador com “Cidade Pequena” e “A Brief History of Princess X” de Gabriel Abrantes foi distinguida com uma Menção Especial do Júri na 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Experimental de Bucareste.

Ambos os filmes, distribuídos pela Agência da Curta Metragem, integraram a competição internacional do festival romeno. Sobre “Cidade Pequena”, o júri considerou que “com uma montagem poética e utilizando um formato que vai para além do CinemaScope, Diogo Costa Amarante ousa abordar as questões da morte e da consciência partindo da relação entre mãe e filho. Criando um frágil equilíbrio entre o pensamento filosófico e a emocionalidade contida, o cineasta deixa espaço para suas próprias imagens e percepção”.

Por sua vez, “A Brief History of Princess X” foi distinguida pelo júri pela sua “capacidade de condensar uma profunda parábola artística e social numa narrativa construída com precisão, que consegue combinar a seriedade da história com uma abordagem humorística”. A curta-metragem de Gabriel Abrantes é um retrato delirante da escultura Princess X, de Constantin Brancusi, uma controversa escultura em bronze, que começou como um busto da igualmente controversa sobrinha bisneta de Napoleão, Marie Bonaparte.

Bucharest International Experimental Film Festival decorreu entre 28 de março e 2 de abril na capital da Roménia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s